SOBRE O AUTOR
ORIGEM E OBRAS:
Rouxinol do Rinaré é o nome artístico de Antonio Carlos da Silva. Nasceu em 1966, no Rinaré, Quixadá-Ceará. Sua formação, como leitor e escritor, tem bases nos cordéis que ouvia ler quando criança.
Tem mais de 80 cordéis publicados e 20 livros (infantis e juvenis), por várias editoras do país. Sua obra é adotada em projetos de educação e estudada no meio acadêmico, onde já foi citado em mais de dez trabalhos, entre teses e monografias.
PRÊMIOS:
1º lugar no I Concurso Paulista de Literatura de Cordel (2002); Prêmio Mais Cultura de Cordel – 2010 (MinC); Prêmio Manoel Coelho Raposo (categoria Selo Editorial) – Edital do Prêmio Literário Para Autor Cearense, SECULT (2010); Prêmio Alberto Porfírio de Literatura de Cordel – Edital do Prêmio Literário Para Autor Cearense, SECULT (2010);
PAIC, Prosa & Poesia (2012).
HOMENAGENS:
Em 2006 foi homenageado pela SECULT – Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, nos 40 anos dessa Secretaria. Em 2013 foi homenageado pela Escola Profissionalizante Eusébio de Queiroz, que dá seu nome à Biblioteca. Rouxinol do Rinaré é referência, junto a outros cearenses, no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. Tem seu trabalho citado na França, em revistas como a Quadrant, Latitudes e Infos Brèsil.
LIVROS EM DESTAQUE:
É co-autor (com Arlene Holanda) de Cordel: criar, rimar e letrar, livro selecionado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para o projeto Livros na Sala de Aula (2013). Seu livro O Alienista em Cordel (Nova Alexandria) foi selecionado para as escolas de Belo Horizonte (MG), duas vezes para projetos da Biblioteca Nacional (RJ) e fez parte do catálogo de literatura da feira de Frankfurt na Alemanha (2013), ocasião em que o Brasil foi homenageado.